segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O gato não é o vilão


Sempre nos aparecem muitas mulheres grávidas que sempre foram apaixonadas por bichos. Elas vêm à nossa feira, conversam conosco, batemos um bom papo, e na hora do assunto "adoção de gatinho", elas gelam. Todas temem a toxoplasmose. Vamos esclarecer esse assunto?
Vocês podem ler o artigo da página: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=toxo.htm.
Há também uma explicação excelente no site de uma veterinária muito conhecida no sul do país, chamada Synara Rillo, que desmistifica a culpa no gato.
De acordo com a explicação dela, que é recheada de textos informativos acerca do ciclo do parasita no organismo do bicho, para contrair a toxoplasmose, a pessoa deverá ter tido contato com as fezes do bichano somente depois de cinco dias. Isso não acontece na maioria dos apartamentos que abrigam gatinhos. =)
Geralmente, recolhemos as fezes deles no mesmo dia, ou no máximo, no dia seguinte. Isso quando falamos de animais infecctados, porque - vejam bem - só transmite a toxoplasmose o gato infectado pela zoonose!!!
Bom, para acabar de vez com as dúvidas das gestantes, dêem uma olhada no link: http://synararillo.com.br/?p=16#more-16

O texto é longo, mas vale a pena esclarecer de uma vez por toda esta história! =)
Um trecho do artigo da Dra. Synara Rillo:
"[...] Bom, percebemos e aprendemos que embora o gato seja a espécie perpetuadora do parasito Toxoplasma gondii é através das suas fezes exposta ao ambiente por até 5 dias sem recolhimento que temos condições de nos contaminar diretamente dele. Aprendemos também que é na ingestão de carne mal passada de suínos, principalmente, e contato com areia e terra contaminadas pelas fezes dos gatos (a importância de usarmos luvas em manejo de jardins) e na ingestão de frutas e verduras mal lavadas que possam estar contaminadas com fezes de gatos.Quanto às mulheres que querem engravidar, ou que estão grávidas, o melhor procedimento é fazer uma dosagem de anticorpos para o toxoplasma e seus médicos avaliarem a titulação desses anticorpos para saberem se suas pacientes estão protegidas ou se a quantidade de anticorpos presentes indica doença Toxoplasmose. "

Um abraço a todos,
SHB.