segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O gato não é o vilão


Sempre nos aparecem muitas mulheres grávidas que sempre foram apaixonadas por bichos. Elas vêm à nossa feira, conversam conosco, batemos um bom papo, e na hora do assunto "adoção de gatinho", elas gelam. Todas temem a toxoplasmose. Vamos esclarecer esse assunto?
Vocês podem ler o artigo da página: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=toxo.htm.
Há também uma explicação excelente no site de uma veterinária muito conhecida no sul do país, chamada Synara Rillo, que desmistifica a culpa no gato.
De acordo com a explicação dela, que é recheada de textos informativos acerca do ciclo do parasita no organismo do bicho, para contrair a toxoplasmose, a pessoa deverá ter tido contato com as fezes do bichano somente depois de cinco dias. Isso não acontece na maioria dos apartamentos que abrigam gatinhos. =)
Geralmente, recolhemos as fezes deles no mesmo dia, ou no máximo, no dia seguinte. Isso quando falamos de animais infecctados, porque - vejam bem - só transmite a toxoplasmose o gato infectado pela zoonose!!!
Bom, para acabar de vez com as dúvidas das gestantes, dêem uma olhada no link: http://synararillo.com.br/?p=16#more-16

O texto é longo, mas vale a pena esclarecer de uma vez por toda esta história! =)
Um trecho do artigo da Dra. Synara Rillo:
"[...] Bom, percebemos e aprendemos que embora o gato seja a espécie perpetuadora do parasito Toxoplasma gondii é através das suas fezes exposta ao ambiente por até 5 dias sem recolhimento que temos condições de nos contaminar diretamente dele. Aprendemos também que é na ingestão de carne mal passada de suínos, principalmente, e contato com areia e terra contaminadas pelas fezes dos gatos (a importância de usarmos luvas em manejo de jardins) e na ingestão de frutas e verduras mal lavadas que possam estar contaminadas com fezes de gatos.Quanto às mulheres que querem engravidar, ou que estão grávidas, o melhor procedimento é fazer uma dosagem de anticorpos para o toxoplasma e seus médicos avaliarem a titulação desses anticorpos para saberem se suas pacientes estão protegidas ou se a quantidade de anticorpos presentes indica doença Toxoplasmose. "

Um abraço a todos,
SHB.

3 comentários:

Laura Nayara disse...

Extamente! Assim como os cães são vítimas da Leximaniose. Na verdade, é mais fácil pegar a toxoplasmose de alimentos mal lavados e carnes mal cozidas do dos nossos amigos felinos. Mais uma vez a falta de informação da população faz com tenha um prejulgamento errado. O conhecimento é o melhor remédio =)

Sonia Boni disse...

Muito bonito o trabalho de vcs, tanto na adoção quanto na divulgação de informações aqui. Enviei um e-mail, estou aguardando resposta.

Manuella disse...

Gente, ontem de madrugada tinha um filhote de gatinho aqui na rua miando muito. Algumas pessoas já estavam ficando bem irritadas e para evitar que alguém fizesse alguma maldade com ele, recolhi o peludo. O problema é que eu NUNCA tive um gato na vida e não sei como cuidar dele!
Ele não parava de miar e rejeitou o leite e a ração que ofereci. Ele se escondia embaixo da cama, da máquina de lavar, em qualquer buraco e quando eu tentava tirá-lo de lá para fazer carinho e tentar acalmá-lo, ele ficava ainda mais nervoso e tentava arranhar e morder. Ele deve estar muito assustado e eu estou vivendo uma situação agoniante. Ver um bichinho assim tão apavorado e não ter idéia do que fazer é horrível!
Ele se acalmou quando o coloquei dentro de uma caixa de papelão com um pouco de leite para dormir. Hoje de manhã, abri a caixa pra ver se eles estava bem e se tinha se alimentado, mas ele ficou muito nervoso. Acho também que ele não comeu nada.

Gente, me ajudem! será que tem alguém aqui que saiba cuidar de gatinhos e queira ficar com ele? Ele é a coisa mais fofa e precisa de carinho,mas não sei como dar!!

Alguém conhece alguma associação protetora dos animais ou ONG aqui em Brasília que possa recolher o animalzinho e cuidar dele da maneira adequada?

Outro motivo que me preocupa é que moro em apartamento e ele não tem rede de proteção (nem posso instalar, pois o imóvel é alugado e a proprietária não me deixa fazer um maldito furo na parede). Então tenho medo dele sofrer um acidente como a gata de uma amiga minha, que caiu do prédio e precisou ser sacrificada.

Alguém pode me ajudar? Por favor, estou muito aflita!

Obrigada!

p.s: meu email é manuella.couto@hotmail.com