segunda-feira, 9 de maio de 2011

Crônica de uma adoção!

Olá, pessoal!

A nossa adotante Caroline Dantas nos enviou esta crônica, escrita por ela mesma, quando da adoção da sua segunda gatinha, a Habiba. Caroline gostaria de compartilhr com todos vocês essa experiência maravilhosa!!
CRÔNICAS DO MUNDO ANIMAL - PANDORA DIANTE DA GATA DE PÁSCOA

Enquanto Xuxu-vampiro (= ela adorava cravar os dentes na minha mão quando tinha as unhas cortadas) está na "festa do Seu Francisco de Assis" (ou se prepara para o retorno à Terra, sei lá), relatemos a situação de Pandora ante a nova moradora da casa.

Pandora ficou muito carente e sentiu falta da irmãzinha de coração.  "Por que ela não voltou do veterinário?" Olhava para os lados quando ia comer e demonstrou que tem pulmões e voz fortes (de contralto de coral) quando ficava sozinha. Mal sabia ela que, dois dias após o desencarne de Xuxu, estava sendo providenciado o gato, ou melhor, a "gata de Páscoa". Veio pequenina, com quatro meses de idade, pelinho preto, rosa e salmão (como se fosse cor de casco de tartaruga) com os olhinhos maquiados ... ela, a Sombra Habiba! Vacinada, vermifugada, castrada, 0800.

"Sombra" = apelido da Catarina para a gata - os olhos dela parecem estar contornados por sombra preta, como na maquiagem de várias mulheres humanas.
"Habiba" = apelido de Caroline para a gata -  "querida" em árabe = a maquiagem é de uma dançarina do ventre, hahahahaha!

 

Como preparar Pandora para mais uma novidade?
Dra. Eliane, veterinária da Bichos e Caprichos e minha colega de ginástica, me passou o tal Felliway, tomada com refil que solta feronômio e ajuda o gato a ficar menos estressado. Eu disse MENOS estressado, e não estressado.

E desde quando gato liga para esses artifícios de humanos? Gato não gosta de gato estranho em seu território. Sorte que Pandi já conviveu com outros gatos enquanto ela e Xuxu esperavam ser adotadas. Confesso que eu confio mais nesse dado do que na tomadinha bonita. Vejamos o resto da sequência...

Sombra Habiba chegou na terça-feira à noite, levada por Catarina, numa caixinha de transporte cor-de-rosa. Assim que as visitas entraram em casa, Pandora tentou recuar, depois - como de hábito - foi recepcioná-las. Assim que viu a caixa, foi correndo cheirá-la. Quando identificou o cheiro novo e constatou que não era a sua querida Xuxu... o tempo ficou feio! Ela afofou o rabo, rosnou e deu as costas para todo mundo. E a pequena gata de Páscoa chegou! (menos mal que Pandi não tenha avançado sobre a pequena...).

Conforme eu já esperava, Pandora está estranhando a nova moradora. Até agora ela não avançou na Sombrinha Habiba,  pelo menos enquanto estou por perto (realmente, os gatos são inteligentes, entendem o que é hierarquia, ela sabe que a "gata-mãe" sou eu e que eu não brinco em serviço). 
Faz questão de demarcar território de várias maneiras. Eu decidi encarar o fato com naturalidade e procuro brincar com ambas, ainda que com uma de cada vez, para que Pandora não se sinta preterida e, assim, ficar com mais ciúmes da filhotinha. 
Enquanto isso, Sombrinha não está nem aí para a Pandora. Já escalou tudo o que você conseguir imaginar, adorou o poste -arranhador (inclusive arrancou as penas e o brinquedo que estava amarrado na cordinha de nylon, hahahahaha!) e a bolinha de papel que ERA da Pandora. Ela come direitinho, toma água, usou a caixinha de areia sem maiores dificuldades e se limpou, independente dos "resmungos' da tigrinha.
 
Está, no mínimo, inusitado o comportamento de Pandora. Na maior parte das vezes, ela fica de longe, observando Sombrinha Habiba. Quando a pequena se aproxima, ou quando uma passa perto da outra, Pandora ronca, rosna ou fala "raum!raum! raum!" para Habiba, como se estivesse xingando a nova moradora. Daí, quando eu a chamo, ou mio para ela, o que ela faz? Solta o miado suave e doce a que já estou habituada. Ainda bem que ela faz questão de expressar os seus sentimentos!!
 
Vamos aguardar mais uns dois dias para ver se Pandi sai do estágio "não quero essa moleca intrusa" para o estágio "eu aturo essa moleca intrusa".
O que vocês acham?
 
Beijo da Carol. 

Nenhum comentário: